segunda-feira, 18 de abril de 2011

Apresentando o COA - sul fluminense

A observação de aves é uma atividade que envolve milhões de pessoas em todo mundo e nos últimos dez anos vem ganhando milhares de adeptos no Brasil. Tem como característica ser extremamente prazerosa, estreitando a relação do homem e a natureza. É uma atividade contemplativa, que está ao alcance de todas as pessoas e pode ser praticada em qualquer idade.
A observação de aves traz diversos benefícios aos seus praticantes, sendo extremamente saudável, pois estimula a prática de exercícios físicos, uma vez que, a atividade envolve com frequência caminhadas no ambiente natural, em busca das aves. Proporcionando aos seus adeptos a oportunidade de relaxamento e descanso da mente, o que, auxilia ao seu praticante a se desligar um pouco do corre, corre do mundo moderno.
Você pode observar aves desde o seu quintal até os mais preservados Parques Nacionais do País, a busca por esses lugares leva-nos a conhecer paisagens naturais de beleza indescritível e isso proporciona ao observador de aves um contato singular com a natureza. A observação de aves acaba se tornando uma excelente atividade intelectual, proporcionando grande aprendizado, visto que seus praticantes sempre fazem uso da leitura em livros especializados, o que aumenta nossa bagagem de conhecimento.
Clube dos Observadores de Aves do Sul Fluminense (COA – Sul Fluminense) é resultado da união de um grupo de amigos observadores de aves de Resende-RJ, que motivados por essa saudável atividade e pelo amor e respeito em comum à natureza, sentiram a necessidade de se organizar, com o intuito de promover a observação de aves na região das Agulhas Negras.
Foi então que em 22 de agosto de 2008, Luiz Ribenboim (fotografo de aves), Bruno Rennó, (ornitólogo), Luiz Claúdio Marigo (fotografo de natureza), Luciano Moreira Lima (ornitólogo), Igold Knoch (aposentado), Rodolfo Eller Viana (dentista e fotografo de aves), Leandro da Silva (ativista ambiental) e Luiz Sergio Sarahyba (biólogo) se reuniram e fundaram o COA – Sul Fluminense, uma organização sem fins lucrativos.
Atualmente o grupo é composto por 16 integrantes, sendo eles: Geraldo Lauria, Marcia Carvalho, Helio Pereira, Ricardo Getil, Narlei Flores Ribenboim, Otavio Hoffman, Leonardo Campos e Norma Simon Knoch, além dos sócios fundadores, citados no paragrafo acima.
O COA – Sul Fluminense vem se tornando um grupo muito atuante na região e o nosso principal objetivo é fomentar a observação de aves e promover a conservação da avifauna na região das Agulhas Negras.
Dentro desse contexto, o grupo desenvolve atividades de educação ambiental direcionado para crianças e jovens nas escolas da região. O grupo também é responsável por confeccionar calendários, adesivos, cartazes e folhetos, que são distribuídos gratuitamente em diversos estabelecimentos da região, além de exposições fotográficas nas escolas e universidades, visando estimular a população local à prática da atividade, ressaltando a importância da avifauna para natureza e o homem. Sendo também objetivo desse trabalho a conscientização da população, e o estímulo  para que se estabeleça um contato mais estreito e respeitoso entre o homem e o meio ambiente.
O COA – Sul Fluminense também se preocupa com a divulgação científica e eventualmente, alguns integrantes do grupo publicam trabalhos, muitos deles abordando a avifauna na região das Agulhas Negras, em congressos e periódicos especializados.
Pretendemos com esse espaço divulgar nossas atividades, além deste blog ser um local onde nossos associados poderão contribuir com suas fotos, textos, relatos de observações, viagens e coisas afins. Sendo uma importante ferramenta para a união dos integrantes do grupo, além de ser uma excelente oportunidade para reforçar os elos de amizade entre os nossos associados.
O COA – Sul Fluminense está de portas abertas para receber observadores de aves da região, do Brasil e pessoas que possuem interesse em ingressar nessa magnífica atividade, sendo uma excelente oportunidade para buscar um contato mais intimo e respeitoso com a natureza.
                                                       Texto: Bruno Rennó (sócio fundador)

Panorama do magnífico aspecto da Serra do Itatiaia. Um dos roteiros favoritos dos observadores de aves do Brasil e do mundo.

Um comentário:

  1. Beleza de blog!!!
    Ainda não consequi logar!!!
    Marcia Carvalho.

    ResponderExcluir